A Prefeitura de Coronel Fabriciano informa que após várias rodadas de negociações com o Consórcio Fabri Fácil ficou definido o reajuste de 7,89% das passagens das linhas de ônibus municipais(FOTOS). O percentual definido é cinco vezes menor do que os 36,32% reivindicados pelas empresas, abaixo da inflação acumulada de 11,11% e o valor ainda será menor do que é praticado na cidade vizinha, Ipatinga, onde as mesmas empresas também operam. A passagem passa de R$ 3,80 para R$ 4,10 a partir desta segunda-feira, 10 de junho. Em Fabriciano, a tarifa estava “congelada” desde janeiro de 2017.
No entanto, o percentual só foi concedido após a garantia, por parte das empresas, de que haverá melhorias no serviço e frota de ônibus. Dentre as melhorias exigidas pela Prefeitura, estão: renovação e climatização com ar condicionado dos ônibus, com a entrega imediata de 2 veículos equipados com ar condicionado que já estão em circulação pela cidade; implantação de GPS em toda frota para facilitar o controle dos horários pelos usuários; wi-fi gratuito para os passageiros durante a viagem e a integração do sistema por meio de cartão eletrônico; disponibilização de aplicativo para que os usuários possam otimizar o tempo de utilização e planejar melhor o horário de embarque;
“Este é o primeiro reajuste autorizado após dois e meio de nosso governo. Continuo achando a passagem ‘cara’ e consegui mantê-la congelada desde 2017 até agora. As negociações foram intensas para chegar num acordo que não dificulte a empresa em prestar o serviço, mas que também não pese no bolso do cidadão. E pela primeira vez, atrelamos o reajuste à melhoria efetiva na frota e no serviço e além da inédita tarifa menor do que Ipatinga. Vou acompanhar de perto o cumprimento dessas condicionantes”, argumenta o prefeito Dr. Marcos Vinicius.
BILHETE ÚNICO E RENOVAÇÃO DA FROTA
A partir de segunda-feira, 10, também estará em funcionamento à integração do sistema por meio de bilhete eletrônico. A iniciativa garante descontos e fazer uma segunda viagem com o mesmo ticket no intervalo de até 1 hora, sem ter que ir ao antigo ponto de integração. A integração pode ser feita em qualquer ponto da cidade.
“Uma pessoa que mora no Santa Cruz e estuda no Unileste, agora pode descer no trevo, tomar o segundo ônibus para chegar a faculdade pagando uma passagem, sem risco de ‘perder’ horário por ter que ir ao terminal”, exemplifica o prefeito. A emissão da primeira via do cartão de integração não terá custo para o usuário e a integração também poderá ser feita com os cartões do modelo antigo em uso.
O município também determinou um plano de renovação da frota urbana, que segundo a vigência do contrato de concessão, deve ser composto por veículos com até 10 anos. O objetivo é manter a idade máxima e a substituição dos veículos a cada 120 dias.