Expectativa é que as obras sejam iniciadas no próximo ano
O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Mirco Gaggiato e o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço – Sindimiva, Carlos Afonso de Carvalho, reuniram-se com o deputado federal, Enéias Reis(FOTO), na segunda-feira, 28, na sede da FIEMG, em Ipatinga.
Durante o encontro foi apresentado ao deputado os principais projetos da Agenda de Convergência do Vale do Aço, além da construção do megaporto da Petrocity, em São Mateus, e da nova ferrovia Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo.
Anunciado em 2013, o terminal atenderia exclusivamente o setor de petróleo e gás, mas o projeto passou por uma reestruturação e vai englobar terminais especializados no transporte de veículos e rochas ornamentais.
Flaviano defende a alteração do percurso que não contempla o Vale do Aço. “Solicitamos ao deputado apoio no agendamento de uma reunião com a diretoria da Petrocity Portos para apresentarmos as potencialidades da região, a fim de reavaliarem o trajeto e propiciar que a ferrovia também passe por aqui”, defendeu.
A expectativa é que as obras sejam iniciadas em 2020. A Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo terá Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas em Barra de São Francisco (ES), Governador Valadares, Santa Maria de Itabira e Sete Lagoas (MG) e passará pelo terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, onde haverá uma Unidade de Transbordo de Cargas – UTAC de mercadorias de alto valor agregado.
“Buscamos neste encontro conhecer de perto os principais projetos e buscar junto à FIEMG apoio para um encontro entre a Petrocity, empresários, autoridades e formadores de opinião da nossa região com o objetivo de mostrar o potencial econômico e assim, viabilizar a instalação de uma UTAC no Vale do Aço”, afirmou o deputado.