Já estão disponíveis pontos de doações para ajudar as vítimas de Brumadinho (MG)
No Rio, alguns shoppings são pontos de coleta
Na tarde de sexta-feira,25, mais um rompimento de uma barragem, agora a Mina Feijão, da empresa de mineração Vale do Rio Doce, aconteceu no estado de Minas Gerais. Desta vez, foi no município de Brumadinho e, até o momento, são 34 mortos, 36 resgatados e aproximadamente 299 desaparecidos.
A tragédia ocorreu a pouco mais de três anos de outro grande desastre na região: a barragem de Mariana (MG). Por isso, não apenas pela semelhança, mas também pelo grande número de vítimas, além da grandiosidade do dano ambiental, muitos brasileiros já começaram a se mobilizar para tentar ajudar com doações que devem ser enviadas para o local.
Localizado no trecho 04, Conjunto A, lotes 10, 11 e 12, no Terminal de Cargas do SIA, na entrada de frente para a Av. Estrutural, próximo ao Detran do SAI, o Posto de doação de Brumadinho já esta recebendo donativos. Em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, fizeram parceria com o Movimento Brasil Livre (MBL) para montar bases de apoio.
No Rio de Janeiro, os seguintes shoppings montaram locais para doações: Barra Shopping,New York City Center,Park Jacarepaguá, ParkShopping Campo Grande e o Village Mall. Em São Paulo também exitem locais de ajuda: Jundiaí Shopping, Morumbi Shopping, ParkShopping São Caetano, Ribeirão Shopping, Shopping Anália Franco, Shopping Santa Úrsula, Shopping Vila Olímpia.
No estado onde ocorreu o acidente, Minas Gerais, os shopping´s BH Shopping, Diamond Mall e o Pátio Savassi estão recolhendo os donativos. No Rio Grande do Sul, o Barra Shopping Sule o ParkShopping Canoas.No Paraná, o ParkShopping Barigüi.
A Arquidiocese de Belo Horizonte anunciou uma campanha solidária para tentar amenizar as dores e os prejuízos da tragédia. O intuito é recolher roupas, alimentos e água potável para os sobreviventes. Elas devem ser entregues no seguinte endereço: Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha. O contato deve ser feito pelo número (31) 3423-2187 ou pela seguinte conta bancária:
Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política
Agência – 3494-0
Conta-corrente: 26227-7