1ª Corrida Outubro Rosa teve 290 competidoras


FOTO – As 200 primeiras atletas que cruzaram a linha de chegada receberam medalhas

————————————————————————————————-

Atividade esportiva movimentou o Parque Ipanema no sábado, ajudando a alertar sobre a importância de cuidados preventivos
Em sua 1ª edição, a corrida alusiva ao Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Ipatinga por meio das secretarias municipais de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer, teve nada menos que 290 competidoras. A prova foi disputada num percurso de 1,7 km, no sábado. 20,  no entorno do Parque Ipanema. Além da promoção do esporte, o evento traz como objetivo principal a conscientização das mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O evento contou também com o apoio da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) e Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que administra a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, referência regional no Leste de Minas no combate ao câncer.
As 200 primeiras atletas que cruzaram a linha de chegada receberam medalha(FOTO)s, cabendo uma premiação especial aos três primeiros lugares.
Mesmo sendo uma corrida voltada para o público feminino, o prefeito Nardyello Rocha esteve presente, e não apenas acompanhou a prova como também cumpriu o percurso ao lado da esposa Aline Franco.
“Nosso papel é incentivar e apoiar ações como essa, para conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Tenho convicção de que faremos mais corridas em alusão ao Outubro Rosa, e na próxima edição teremos ainda mais pessoas reunidas no Parque Ipanema.
Precisamos fazer esse movimento crescer, possibilitar que vidas sejam salvas por meio de mobilizações como essa”, enfatizou o chefe do Executivo.

Vencedora da Corrida Outubro Rosa, Mônica Maria de Oliveira Galli disse que a colocação não era o mais importante. “Estou muito feliz com o primeiro lugar, porém neste momento quero chamar a atenção de todas as mulheres para a necessidade de se cuidar.
Fazer o exame preventivo é o primeiro passo para saber como anda a nossa saúde. Outro fator que auxilia na promoção dos cuidados
das mulheres é a prática de esporte. Não sei o que seria da minha vida se não tivesse começado a correr”, comentou.
Doença
O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem as mulheres, principalmente a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos. Uma das formas de prevenção é a realização da mamografia, considerada hoje o principal método de identificar a doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma (que compreende os tumores mais comuns que ocorrem principalmente em pessoas de pele clara após exposição solar por longo tempo), o câncer de mama responde por cerca de 30% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens. Porém, é raro, representando apenas 1% do total de casos.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Boa parte dos casos tem bom prognóstico de cura.
A secretária municipal de Saúde, Érica Dias, que também participou da corrida, alertou que o câncer de mama é o segundo mais comum na população feminina mundial e brasileira.
“A corrida é de extrema importância para chamar atenção para a gravidade da doença. Além da promoção de eventos que servem como alerta, a Secretaria de Saúde de Ipatinga desenvolve durante todo o ano, nas Unidades Básicas, ações de prevenção à doença com as mulheres. Especialmente neste mês, a atual gestão municipal aderiu ao movimento Outubro Rosa e criou diversas ações para alerta do diagnóstico precoce”, disse.