ENCONTRO NACIONAL DE AJEBIANAS


Margarida Drumond

O meu mais sincero agradecimento a todas que puderam colaborar com a integração de suas colegas associadas de 16 estados brasileiros, em momentos de sublime intercâmbio nacional. Muito orgulho da Comitiva Carioca, a maior comitiva presente no evento.
Inicio agradecendo, oficialmente, a presença da Comitiva da AJEB – Coordenadoria Rio de Janeiro, neste importante evento. Esta Presidente Coord. Dyandreia Portugal pôde contar com a presença das seguintes Ajebianas: Olivia Barradas, Rosangela de Souza Goldoni, Mitiko Yanaga Une (e acompanhante), Zilda Pires (e acompanhante), Angela Guerra, Zara Paim, Vera Regina Carvalho, Fátima Darcinete, Juçara Valverde e Cecy Campos. Além dessas, lotadas na Coordenadoria do RJ, ainda contamos com a presença das Ajebianas Anna Liz (MA), Zilda Mendonça(GO), Irislene Morato (MG), Margarida Drumond (DF) e Socorro Camelo (AC), que eram lotadas no RJ e que, a partir de agora, foram transferidas para os seus respectivos estados, recém-fundados.
Envio-lhes este “Comunicado Interno” da Coordenadoria do Rio de Janeiro – que desta vez está em versão aberta para todos os Estados – para fazer rápidas considerações sobre o nosso “I Encontro Nacional de Ajebianas” em Fortaleza – Ceará.

Agradeço ainda a todas as Ajebianas Cariocas que não puderam comparecer, mas que se fizeram representar, por meio das 39 procurações enviadas para a Assembleia Extraordinária, contribuindo assim com seus votos. Esta Assembleia foi muito importante e nela foram votados e decididos vários itens de reorganização para o futuro de nossa entidade.

Com a presença de quase cem participantes, foram significativos os momentos vivenciados, durante todo o Evento. Desde simples almoços e jantares, a passeios e atividades de trabalho. As Ajebianas puderam se conhecer, se integrar, trocar ideias e mostrar seus trabalhos durante o sarau. Puderam ouvir e aprender. Perguntar e sugerir. Tudo em clima de cordialidade, carinho e respeito. Todas foram perfeitas!!

Um momento de grande destaque foi a posse das novas Presidentes Coordenadoras dos 11 novos Estados fundados. Desejo grande sucesso e vida longa a essas mulheres incríveis e talentosas. Empoderadas e cheias de garra.

Acre: Socorro Camelo (scamelo@gmail.com)

Amazonas: Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro (kcolaresribeiro@gmail.com)

Distrito Federal: Margarida Drumond de Assis (margaridadrumond@gmail.com)

Goiás: Zilda Mendonça (zildamendonca@hotmail.com)

Maranhão: Anna Liz (ana.elizandra@gmail.com)

Mato Grosso: Cidinha Carvalho (cidinha.carvalho@terra.com.br)

Minas Gerais: Irislene Morato (icbmorato@hotmail.com)

Pernambuco: Maluma Marques (malumamarques@gmail.com)

Piauí: Jasmine Malta (jasminemalta@gmail.com)

Santa Catarina: Renata Dal-Bó (renatamadb@gmail.com)

São Paulo: Jeny Soutto Mayor (emaior@optonline.net)

Aproveito a oportunidade para solicitar a todas duas coisas:

1) Guardem, para posterior envio, dois exemplares dos jornais que saírem matérias em seus estados, para a nossa memória nacional.

2) Enviem críticas construtivas para que possamos aperfeiçoar as atividades do 2º Encontro no ano que vem. Façamos juntas, para fazermos melhor!

Não posso deixar de parabenizar o empenho e o carinho da Coordenadoria da AJEB do Ceará, na pessoa de sua incansável Presidente Coord. Elinalva Oliveira, ladeada pelas autoridades Dra. Gisela Nunes e Giselda Medeiros, nossa querida fundadora e Ex-Presidente Nacional. O Ceará é terra de gente hospitaleira e isso foi confirmado pelo carinho recebido de todas as Ajebianas cearenses. Não vou nominá-las, pois certamente esquecerei alguma e não quero cometer injustiça. Todas foram muito colaborativas.

Agradeço a nossa Presidente Nacional, Maria Odila Menezes, que com a sua voz doce e temperamento tranquilo, apoiou as organizadoras e liderou a todos com grande consideração.

Os objetivos do evento, propostos por essa equipe organizadora, foram alcançados. Realizamos intercâmbio de conhecimentos, ressaltamos a importância da voz da mulher e de sua união em busca da igualdade dos gêneros.

Em breve, enviaremos um relatório para todas. Por enquanto, fiquem com o link do vídeo passado na ocasião, e que vocês podem e devem divulgar entre todas as associadas e também para futuras amigas a quem convidarão para se juntar a nós.

https://www.youtube.com/watch?v=IaFeOHMrRWs&t=211s

Finalizo, transcrevendo abaixo as considerações de nossa Diretora de Comunicação, Juçara Valverde, que nos representa em público, por meio das divulgações oficiais:

 

“O I° Encontro da AJEB Nacional foi coroado de sucesso. Por quê? Quando uma equipe é coesa, comprometida e possui qualidade, agregada a valores nobres, como: ética, respeito, gentileza, comprometimento e empenho, tem como resultado o que aconteceu. Evento com novas Presidentes Coordenadoras, com currículos de altíssimo padrão, engajadas nas dificuldades sociais da vida Feminina,  preocupadas com a palavra, pois são, em sua maioria, jornalistas e escritoras. Contamos com o melhor da expressão literária cearense: Giselda Medeiros, Elinalva Oliveira, Gisela Nunes, Rita Guedes, entre tantas organizadoras desse intercâmbio, em chão tão especial e expressivo – a Academia Cearense de Letras. As fundadoras em seus depoimentos históricos reforçaram o passado inestimável ajebiano. Contaram com o apoio incansável da Coordenadora do Rio de Janeiro, Dyandreia Portugal, que trouxe em sua comitiva 16 Ajebianas para o evento, trabalho intenso de 4 meses on-line, no “Unidas em um só ideal”. O RS, com nossa presidente Nacional, Maria Odila, a historiadora Hilda Flores e comitiva demonstraram que registro e memória são o que fará, da nossa festa de 50 anos, um evento memorável e significativo para a Mulher Brasileira. Momento fantástico – de 5 para 16 Coordenadorias, Brasil afora. Estamos caminhando juntas, agregando valor à “Voz Feminina”, pois “Juntas, somos mais fortes”, como diz Dyandreia Portugal e, em sendo o lema ajebiano “A perenidade do pensamento pela palavra” cumprimos nosso objetivo, “Unidas em um só ideal”, portanto com a vibração e o entusiasmo das novas Presidentes – Coordenadoras vislumbramos e nos deslumbramos com expectativas de um futuro cultural e literário atuante.”

 Despeço-me com carinho fraterno, colocando-me, mais uma vez, à disposição de todas.

Até o 2º ENCONTRO NACIONAL DE AJEBIANAS em

Santa Catarina, em outubro de 2019. Anfitriã: Coord. AJEB-SC

Pres. Coord. Renata Dal-Bó.  Reservem suas agendas!!

Viva a AJEB! Viva a Mulher Jornalista e Escritora!