Fabriciano apresenta principais projetos e ações na 30ª Expo Usipa


FOTO – Montagem do estande da prefeitura 

A prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Governança Política estará presente na 30ª edição da Expo Usipa que este ano traz como tema “Transformando inovação em negócios”. A feira que já é tradicional no calendário do Vale do Aço e reúne empresas de várias regiões do Brasil, será realizada de 18 a 20 de julho apresentará  ao público uma série de inovações nas áreas da indústria, comércio e prestação de serviços.

A novidade deste ano fica por conta da participação também do poder público ao lado de grandes empresas da região.  De acordo com o secretário de Governança Política, Everton Campos, o objetivo da participação da administração na Feira, é apresentar para a população os resultados alcançados nos últimos 18 meses da nova gestão. “Oportuniza também a interação com a sociedade do Vale do Aço, mostrando que Coronel Fabriciano, em pouco tempo, está aplicando os recursos públicos de forma responsável e com objetivos claros na melhoria da qualidade de vida de seus munícipes”, disse.

A prefeitura de Coronel Fabriciano vai apresentar o “Gestão à Vista”, que traz todos os projetos, programas e realizações da administração municipal 2017-2020 nas áreas de urbanização, educação, saúde e assistência social.   Trata-se de um mapa elaborado pela equipe estratégica de governo que aponta um planejamento dos projetos que estão em andamento ou que ainda serão implementados no município.  Destaque para os investimentos na educação, como a adesão ao Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo, kits escolares completos e uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino.

O mapa estratégico trás as principais ações e experiências exitosas na área da saúde, como a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h da cidade.  A UPA 24h será do Tipo II, e possuirá no mínimo 11 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. Outras iniciativas como implantação de unidade de saúde e programas de atendimento à população serão mostradas.

A região da Serra dos Cocais será apresentada com as ações da agricultura familiar e o turismo, com o objetivo de fomentar a zona rural, atrair turistas e possíveis investidores para a localidade. A série de obras importantes que vem sendo realizadas no município será destaque também. Atualmente Fabriciano está em fase de construção de 788 unidades habitacionais Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, sendo que outras 200 estão sem fase de viabilização totalizando cerca de mil moradias.

 Dividômetro

Lançado no ultimo mês o “Dividômetro” vai compor o espaço da exposição.  Trata-se de um aplicativo que  apresenta em tempo real, as dívidas de repasse que o município tem a receber do Governo do Estado. A ferramenta digital utiliza base de dados reais do próprio governo e informes repassados pela Associação dos Municípios (AMM). O software calcula o acumulado das dívidas e apresenta os números para a população, dando a dimensão dos danos provocados pelos atrasos dos repasses das verbas obrigatórias. Atualmente a dívida gira em torno de R$ 29 milhões.