Acompanhado do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves e dos vereadores Jadson Heleno,Adiel Oliveira, Rogério Antônio Bento e Gilmar Ferreira Lopes – Gilmarzinho, o prefeito Nardyello Rocha liberou na tarde desta quinta-feira,28, a terceira etapa do conjunto de obras de readequação viária no trecho urbano BR-381 (avenida Pedro Linhares) entre a Estação Ferroviária Intendente Câmara e o Escritório Central da Usiminas.
Durante a visita de inspeção às intervenções – que visam garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas, além de assegurar maior fluidez ao trânsito no trecho urbano da BR-381 no sentido Shopping-Centro -, o prefeito também atendeu os órgãos de imprensa em entrevista coletiva.
As obras executadas pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Semop e Sesuma), com mão de obra e recursos da Prefeitura de Ipatinga, foram aprovadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto contou ainda com acompanhamento da 12ª Companhia da
Polícia Militar (PM) de Trânsito Rodoviário.
O investimento total, segundo Nardyello Rocha, foi de aproximadamente R$ 400 mil. Está programada ainda a quarta e última etapa, que começa na próxima semana. Será realizado o alargamento de cerca de três metros na pista de retorno existente após a concessionária Mitsubishi. No local será feita ainda a recomposição da rede pluvial.
“Determinei todas estas intervenções com objetivo de garantir que o trânsito possa fluir de forma mais ágil nesta parte da rodovia, principalmente na hora de rush, entre 17h e 19h. A retenção que existiu por anos muitas vezes se estendia até o bairro Horto, elevando o estresse dos usuários ao final de jornadas de trabalho.
Também pensamos nos pedestres e ciclistas, para que possam usufruir de um trânsito mais tranquilo e seguro”, explicou o prefeito.
Nesta terceira fase da obra, os dois sentidos da avenida José Júlio da Costa, no bairro Ferroviários, ganharam passagens elevadas para pedestres e ciclistas. Uma delas está localizada próximo às defensas (guard rail) que assinalam um recuo de aproximadamente 30 metros para a pista de ciclistas em sua confluência com a BR-
381. O segundo equipamento fica logo à frente, na saída da nova via de acesso construída para quem sai do Escritório Central e Sistema FIEMG, atrás do antigo Century (ou Luxor) Hotel.
A segunda parte da obra constou da construção, na saída do Escritório Central e Sistema FIEMG, de uma barreira de
canalização de trânsito de aproximadamente 120 metros, que redireciona os motoristas para que sigam até o retorno do Shopping do Vale do Aço. A outra opção é alcançar a BR-381 pelo novo acesso atrás do hotel, que recebeu também uma ciclovia.
“Desta forma minimizamos o gargalo que existia neste local e que já ocasionou, apenas no início deste ano, um acidente fatal que vitimou duas pessoas”, lembrou o prefeito.
Sinalização semafórica
No final do mês de maio já havia sido concluída a primeira fase do conjunto de intervenções, nas proximidades da Estação Ferroviária Intendente Câmara e o retorno na saída do bairro Ferroviários.
Em frente à Estação Ferroviária, nos dois sentidos da BR-381, foi instalado um semáforo repetidor de sinal. O local ganhou também um semáforo com acionamento por botoeira, dotado de alarme sonoro e um temporizador. Já o retorno na saída do Ferroviários foi fechado definitivamente por uma barreira com blocos de concreto.
“Assim, os passageiros que desembarcam do trem e outros pedestres podem acionar o mecanismo e atravessar em segurança.
Quando isso não acontecer, a barreira funciona com o sinal amarelo-intermitente e o tráfego de veículos fica contínuo, principalmente nos horários de pico”, observou Nardyello Rocha.