Há um mês, era inaugurada em Ipaba a sala multicultural do Contém Cultura, um espaço com 40 lugares dedicado à promoção de atividades culturais e artísticas, com destaque para o cinema brasileiro, para a exibição de filmes fora do circuito comercial.
Hoje, Dia do Cinema Brasileiro, o Contém Cultura tem uma avaliação positiva das atividades desenvolvidas nos últimos 30 dias e que privilegiam as produções nacionais. Nesse período, o projeto já exibiu mais de dez filmes, que atraíram um público estimado em mais de 500 pessoas.
“A presença do cinema aqui vem impactando positivamente o nosso município”, avaliou o responsável pelo projeto em Ipaba, Jeremia dos Santos, destacando a vasta programação que desfilou pela sala nas últimas semanas. “Graças à variedade de gêneros, conquistamos públicos bem diversos, de todas as idades. Já promovemos sessões para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”, enumerou Jeremias, destacando a grande demanda das escolas locais. “Boa parte do nosso público é formado por estudantes”, sublinha.
Ainda de acordo com Jeremias, muitas pessoas que participam das sessões frequentes do Contém não conheciam uma sala de cinema, “principalmente com programação alternativa, uma raridade em todo país”, comenta.
No último dia 15, o Contém Cultura exibiu o clássico Vidas Secas. A enfermeira Michele Ferreira esteve entre o público que prestigiou a sessão, elogiando a iniciativa. “Estou vindo pela primeira vez a este cinema e já gostei muito. Pretendo voltar para mais sessões”, contou.
Luciana Profiro, proponente do Contém Cultura, conta que está feliz com o resultado do projeto em Ipaba. “Nosso projeto se destaca pela qualidade da programação e pelo conforto da sala onde funciona, climatizada. Além do mais, as sessões gratuitas tornam o cinema acessível a todos”, disse.
Além da boa estrutura, o projeto oferece pipoca para o público a cada sessão, “outro atrativo que ajuda a tornar o espaço com gostinho especial”, observa Luciana Profiro.
PROGRAMAÇÃO
Para os próximos dias, Jeremias anunciou a realização de mais seis sessões. No dia 20, às 18h30, será exibido “O céu sobre os meus ombros”, de Sérgio Borges. No dia 22, às 18h30, será apresentado “O trem do vale”, um documentário de Sávio Tarso. A comédia “Minha mãe é uma peça”, de André Pellenz, será a atração do dia 23, às 17h. No dia 27, às 18h30, será exibido “Capitães de areia”, de Cecília Amado e Guy G.. Às 18h30, do dia 29, será exibido “Encontro marcado com Fernando Sabino”, dirigido por Fernando Sabino. Com a comédia “Os Penetras”, de Andrucha Waddington, o Contém Cultura encerra sua programação do mês de junho. O filme, que será exibido no dia 30, às 17h.
O Contém Cultura tem entrada franca e é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os ingressos para as sessões podem ser retirados na Secretaria de Educação de Ipaba, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.