Ipatinga tem policiamento reforçado durante horário especial do Dia dos Namorados


Nesta segunda,11 e terça-feira,12, os estabelecimentos comerciais de Ipatinga funcionarão em
horário especial para atender os consumidores que deixaram para comprar os presentes do Dia dos
Namorados na véspera. Na segunda-feira, as lojas estarão abertas até às 21h, na terça o horário
comercial vai até 20h.
Para que os clientes possam desfrutar da experiência de compra com segurança no período
noturno, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga
(Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga solicitaram às autoridades da Polícia
Militar um reforço na segurança durante os dois dias.
Foram encaminhados ofícios ao comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Juliano
Fábio de Lemos Dias e ao comandante da 82ª Cia de Polícia Militar, Ten. Geraldinho da Silva com
pedido de policiamento ostensivo em todos os centros comerciais de Ipatinga.
O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, afirma que as entidades buscam na parceria com a PM o
bem-estar e segurança de todos. “Todo horário estendido nós fazemos esta solicitação, afim do
cliente se sentir protegido para fazer suas compras e também dos funcionários estarem tranquilos
para desempenharem o trabalho e melhor atendimento possível”, pontua Cláudio.
Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, os horários especiais contemplam
consumidores que não possuem condições de fazerem as compras no expediente normal. “Com as
lojas abertas até mais tarde, aqueles que não tiveram prazo para escolher o presente poderá fazer
nesta segunda ou mesmo na terça. Com a presença garantida da polícia, nos dá uma tranquilidade
ainda maior para trabalhar”, destaca José Carlos.
Expectativas para as vendas
O Dia dos Namorados deve levar 62% dos brasileiros às compras. A partir de uma pesquisa
realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as
capitais, estima-se que aproximadamente 93,5 milhões de brasileiros devem presentar alguém
neste 12 de junho, o que deve injetar aproximadamente 15,6 bilhões de reais na economia.
Dados da sondagem ajudam a derrubar o estigma de que casais deixam de se presentear após o
casamento. Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa
aparecem em primeiro lugar, com mais da metade das respostas (64%) ― sendo a intenção de
presentear maior entre os homens (69%). Em segundo lugar no ranking dos mais presenteados,
aparecem os namorados (30%) e, na sequência, os noivos (5%).
De modo geral, a pesquisa mostra que a maior parte (36%) dos entrevistados deve gastar a mesma
quantia que no ano passado, enquanto 21% projetam desembolsar mais e 17% pretendem diminuir
o valor gasto. Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 166,87 com os presentes do
Dia dos Namorados.
Neste ano, os presentes mais procurados por quem vai presentear devem ser as roupas (41%),
perfumes ou cosméticos (34%), calçados (22%) e jantares (18%). Completam o ranking os bombons
e chocolates (17%) e acessórios, como bijuterias, cintos, óculos e relógios (17%). Outras opções de
presentes que os entrevistados consideram fazer na tentativa de economizar nos gastos são fazer
um jantar romântico (49%), um café da manhã (32%) e passeio ao ar livre no final de semana (24%).