Cadastro escolar para o Ensino Fundamental


Começa na  segunda-feira,11, em Ipatinga, o período de cadastramento escolar para os alunos que vão ingressar no Ensino Fundamental I e II no ano que vem. De acordo com a secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues, o cadastro, que vai até o próximo dia 22, é fundamental para a Rede Municipal de Ensino em Ipatinga se organizar para garantir vagas nas escolas mais próximas às residências dos alunos em 2019.
O cadastro deverá ser feito pela internet, pelo site www.educacao.mg.gov.br. Os pais ou responsáveis poderão acessar o portal de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet.
“Aqueles que não têm acesso à internet poderão procurar as secretarias das escolas municipais mais próximas de onde moram. Para as crianças que irão completar 4 ou 5 anos até o dia 30 de junho de 2019 e vão ingressar na Educação Infantil, o adastramento escolar será no mês de agosto, em data a ser
agendada. Todos devem ficar atentos às datas”, avisa a secretária. Ela ainda adianta que o período de matrícula está previsto para o período de 17 a 21 de dezembro deste ano.
A Secretaria Municipal de Educação tem se mobilizado para o período de cadastro, realizando encontros preparatórios como a reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira,08,no 7º andar da Prefeitura, com todos os diretores e secretários de escolas da rede municipal. Na próxima semana, o encontro será com os membros
da Comissão Municipal de Cadastro.
Documentos
Os documentos necessários para efetuar o cadastro são: cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do aluno; cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, caso possua;comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.
Procedimentos
Para os alunos que já estejam matriculados, não há necessidade do cadastro. Quanto aos alunos com idade abaixo de 18 anos, o cadastro precisa ser realizado pelo pai, mãe ou responsável. Já os alunos com mais de 18 poderão fazer a própria inscrição.
Deverão ser inscritos candidatos nas seguintes situações:
– os que completarem 6 anos até 30 de junho de 2019;
– os candidatos a uma vaga nos demais anos ou ciclos do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino;
– e o candidato ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).