Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS AD) de Pará de Minas promove uma série de atividades para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial comemorado no dia 18 de maio. Serão feitas reflexões sobre o preconceito às pessoas com transtornos mentais a partir desta quarta (16).
Constam na programação campeonato de futsal, palestras de orientações e ações de cuidados preventivos. As atividades são abertas ao público.
Confira:
1° Torneio Centro-Oeste Craques Da Vida
Na quarta-feira (16), das 9h às 17h, a programação será no Centro Esportivo Prof. Daniel de Oliveira Barbosa com jogos de futsal com sete times da região.
A mente quer paz – Ações de auto cuidado
Na quinta-feira (17) a programação começa às 8h30 na Praça Padre José Pereira Coelho – Centro, com palestras sobre as inserção dos doentes mentais na comunidade.
Dia Nacional Da Luta Antimanicomial
Na sexta-feira (18) a caravana de orientação de prevenção e palestras começa as 8h30 na Praça Padre José Pereira Coelho – Centro.
O movimento
O movimento surgiu em 1987 quando um grupo de médicos denunciou abusos sofridos pelos usuários do sistema de saúde mental do país. O objetivo é fornecer saúde e tratamento adequado para os pacientes sem que eles percam o direito de serem cidadãos.