Trezentas pistolas foram entregues pela Secretaria da Justiça do Ceará ao Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) para serem utilizadas na custódia. As armas foram adquiridas com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) referentes a 2016. Outras 612 armas estão sendo adquiridas com esse mesmo recurso.
“Fizemos um detalhamento dos investimentos e apresentamos ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), setor do Ministério da Justiça responsável pela administração prisional. Tivemos a aprovação dos gastos e agora estamos executando tudo que foi previsto. Não temos dúvidas que esse investimento será um grande ganho para o sistema cearense”, ressalta Socorro França, titular da Sejus.
Ao todo, a Sejus está investindo R$ 3,74 milhões em armamento, entre pistolas, espingardas e carabinas. Também já foram adquiridos coletes balísticos, munições e ambulâncias. Esse material, entretanto, ainda não foi entregue à Secretaria.
Funpen
A Sejus recebeu do Funpen o total de R$ 74,3 milhões a serem investidos no sistema penitenciário cearense. O montante será aplicado na construção de uma unidade de segurança máxima com capacidade para 168 internos, na reforma de unidades prisionais, na compra de algemas, armamentos, coletes e veículos, além de capacitação de agentes penitenciários.