O que fazer, então? – “Lutar, pedir ajuda, denunciar a dificuldade para realizar consultas, exames ou cirurgias. Buscar uma instituição de apoio às pacientes. Não desistir”, enfatiza. “É importante essa postura nas pacientes, seus familiares e amigos. E é fundamental que nós, profissionais de saúde, trabalhemos em prol dessa causa incansavelmente.”
Fundado na capital mato-grossense em 1996, o Grupo de Apoio aos Pacientes com Câncer (GAPCAN), é uma das instituições criadas com o propósito de amparar pacientes oncológicos da saúde pública e do sistema suplementar. “Nosso foco é defender a vida”, afirma a vice-presidente do Gapcan, Anna Edir Bumlai. “Todos os dias chegam até nós casos de pacientes que vivem um sofrimento dobrado: aquele gerado pelo câncer de mama e o outro pelas dificuldades de conseguir um tratamento necessário. Nossa missão é ajudar na conquista deste acesso, com a maior agilidade possível”, relata.
Para saber mais – O tratamento dos pacientes amparados pelo Gapcan é feito pelo Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá (ITC), o contato pode ser feito por meio do telefone: (65) 3624-9031.
Sobre a Oncomed-MT – Situada em Cuiabá (MT), a clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer iniciou suas atividades em 1996. Hoje conta com sede ampla, de fácil acesso e fortemente estruturada, dispondo de consultórios, ala de quimioterapia com farmácia unidade de radioterapia. O corpo clínico é formado por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radio-oncologistas, hematologistas, mastologistas, urologistas e profissionais especializados em cuidados paliativos. Saiba mais em www.oncomedmt.com.br.