Manter o crescimento sustentável, com foco na inovação e pioneirismo, é o principal objetivo da maior rede mineira de drogarias
A Araujo chega aos 117 anos mais moderna e inovadora do que nunca. Consolidada como a maior rede de drogarias de Minas Gerais, com mais de 300 lojas em 50 municípios mineiros e 5 milhões de clientes atendidos por mês, a empresa celebra mais um ano de história com planos de expansão tanto de lojas como de serviços, o que significa criação de empregos, aumento do faturamento e melhoria do atendimento aos clientes.
Para tornar o momento ainda mais especial, a empresa inaugurou, na primeira semana de março, sua primeira loja no Vale do Aço, em Coronel Fabriciano (rua Maria Matos, 81, Centro). “Sempre desejamos estar nesta região, que é estratégica para Minas e para os mineiros. Estamos focados especialmente em Timóteo, Fabriciano e Ipatinga e a previsão é de abertura de 12 lojas nessas cidades no médio prazo. No longo prazo envolveremos também Governador Valadares’, explica o gerente de expansão e novos negócios da Araujo, Alexandre Costa(FOTO).durante inauguração da loja, pela manhã de quinta-feira,23.
Em 2022, o faturamento da empresa ultrapassou os R$ 3 bilhões, montante 20% maior que o registrado em 2021. Carlos Alexandre Lopes Ferreira, superintendente de vendas, revela que a projeção para 2023 é de aumento de mais 20% no faturamento. Entre os fatores que sustentam este crescimento, Carlos cita o crescimento de vendas de lojas maduras através do aumento da eficiência operacional, o processo de expansão, as reformas e revitalizações de pontos de venda, e o crescimento das vendas por meio dos canais digitais. “Estamos mais fortes em Minas e também ampliamos a nossa presença no digital. Desde o ano passado, os clientes podem realizar suas compras também por whatsapp”, destaca. A rede se tornou a primeira no setor a adotar o canal.
Ao longo deste ano, 50 lojas deverão ser inauguradas e a rede chegará a 11 novos municípios mineiros, com a abertura de 925 postos de trabalho. A geração de empregos, aliás, chama a atenção: são aproximadamente 10 mil funcionários.
Cultura da inovação
Ao mesmo tempo em que investe em novos espaços físicos, a empresa avança em outras frentes, como a inovação tecnológica – cultura que está no seu DNA. Uma das novidades para 2023 é um projeto em parceria com a Salesforce, companhia norte-americana que cria e oferece suporte a software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, para aprimorar e personalizar a jornada do consumidor Araujo, presencialmente ou a distância.
A rede também firmou parceria com a brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital, que está dando suporte na revisão e reestruturação de estratégias por meio de uma consultoria completa, focada em todos os setores e operações da Araujo. O ponto de partida é a área digital, que vem dando saltos de crescimento.
As vendas por canais digitais (site, aplicativo, drogatel, marketplaces e whatsapp) representam hoje 10% do faturamento da rede. No ano passado, chegaram a R$ 300 milhões, um crescimento de 34% comparado a 2021.
Saúde em Dia
Ampliar o portfólio de atendimento e implantar novas soluções para seus clientes também estão no foco da Araujo. A rede vem trabalhando para se consolidar como um hub de saúde, onde é possível encontrar tanto serviços de prevenção a doenças como de assistência primária.
Assim, além de vacinas, exames e testes, a empresa oferece atendimentos farmacêuticos, por meio dos quais o cliente recebe orientações personalizadas, faz exames e, se necessário, é encaminhado para atendimento médico. Esses check-ups têm como objetivo auxiliar o paciente no controle de peso, acompanhamento da pressão arterial, diabetes, colesterol, níveis de glicose no sangue, doenças respiratórias, etc.
“Nosso objetivo é tornar a jornada do cliente cada vez mais fluida, mantendo o padrão de excelência na experiência de compra e usando as tecnologias a favor da empresa, para potencializar sua eficiência. Em outras palavras, queremos encantar nossos clientes, satisfazendo suas necessidades da melhor forma possível”, finaliza Carlos Alexandre.
Fachada da loja em Coronel Fabriciano (rua Maria Matos, 81, Centro) |