O trabalho realizado pela Usiminas junto ao ecossistema da inovação foi reconhecido e a companhia figura entre as 100 empresas que mais promovem inovação aberta (open innovation) no Brasil. O resultado é parte do ranking realizado pela 100 Open Startups, desde 2016, empresa/organização/entidade referência no mercado, e que avalia a capacidade das empresas em se relacionarem no segmento para, assim, estabelecer o engajamento da companhia com o tema.
Na edição deste ano, foram mais de 1.635 empresas participantes, das quais as 100 melhores foram selecionadas para integrar o ranking. Para a Usiminas estar entre as 100 primeiras dessa seleção mostra que as ações desenvolvidas até aqui estão no caminho certo.
“A Usiminas tem um traço forte em sua cultura que é a abertura para o novo e um olhar para a inovação. Acabamos de finalizar a etapa de captação de propostas na segunda edição do programa InovaAÍ Ideias, que é nossa competição de soluções inovadoras. Além disso, já realizamos mais de 30 eventos internos e apresentamos inúmeras metodologias inovadoras para que nosso time esteja munido e preparado para inovar. Tudo isso permite que companhia participe ativamente do ecossistema de inovação, se relacione com startups, universidades e outras empresas, promovendo uma troca intensa de informação e experiência, além de trazer resultados para todos os participantes destas iniciativas”, conta Ericka Menegaz, gerente de Inovação da Usiminas.
A criação de uma plataforma específica voltada para inovação, no ano passado, reforça a importância do assunto para a Usiminas. Com uma equipe dedicada a expandir a inovação para além do Centro de Pesquisas da companhia, a área vem construindo e fortalecendo a relação da empresa com os diferentes atores presentes nesse ecossistema.