A Associação, Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara Dirigentes de Lojistas (CDL) de Ipatinga convocam, mais uma vez, os comerciantes a abrirem suas lojas no feriado desta sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador, assim como ocorreu no feriado do aniversário de Ipatinga, na quarta-feira (29). No entanto, não poderão utilizar a mão de obra dos seus empregados, devido à convenção coletiva de trabalho assinada pelos sindicatos no dia 17 de abril.
Conforme o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, essa abertura do comércio nos feriados é extremamente necessária, uma vez que as lojas ficaram fechadas por um longo período devido à preocupação com o novo coronavírus (Covid-19). “No feriado do dia 29, quando foi comemorado o aniversário de Ipatinga, tivemos uma ótima adesão dos lojistas que trabalharam sem a mão de obra dos empregados. Posso dizer que o comércio ficou bastante movimentado na quarta-feira (29). Por isso, queremos abrir novamente no feriado do dia 1º de maio, para tentar recuperar o prejuízo financeiro que tivemos com o comércio fechado, já que precisamos honrar com os nossos compromissos, principalmente, com os funcionários”, afirmou.
Já o presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, destacou a importância dos estabelecimentos comerciais cumprirem com as normas de controle e de higienização para evitar a propagação da Covid-19. “Esse cumprimento de exigências sanitárias, por parte dos comerciantes, é fundamental para garantir a continuidade das nossas atividades. Assim como nesse feriado e nos próximos dias, devemos respeitar todas as normas de higienização e utilização da máscara para que não ocorra um aumento significativo do número de casos de coronavírus na cidade. Esse é o momento de nós fazermos a nossa parte, para que seja possível superar esse desafio”, afirmou.