Ipatinga tem dois casos suspeitos de coronavirus


Dois pacientes estão em observação aguardando os resultados dos exames

Por William Saliba

Foram registrados em Ipatinga, nesta sexta-feira (29), dois casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19. Um homem e uma mulher, ambos com 55 anos, que chegaram da Itália estão em observação por apresentarem os sintomas de contaminação do coronavírus. Os dois não são parentes ou possuem qualquer outro tipo de ligação.

O homem está internado no Hospital Municipal Eliane Martins, enquanto a mulher foi atendida no Hospital Márcio Cunha (HMC), sendo liberada para permanecer em isolamento domiciliar.

Em nota divulgada no final da manhã de hoje, o Hospital Márcio Cunha, unidade hospitalar administrada pela Fundação São Francisco Xavier (braço social da Usiminas), informa que notificou a vigilância epidemiológica e CIEVS Minas o caso suspeito de paciente infectado pelo novo coronavírus.

A paciente deu entrada no pronto socorro do HMC, ontem (28), quando foi seguido o protocolo determinado pelo Estado de Minas Gerais, com coleta de material e envio para análise no laboratório de referência (Funed-BH). Com quadro clínico assintomático, a paciente foi liberada para isolamento no domicílio.

A FSFX informa que a unidade continua funcionando normalmente e que tem adotado todas as condutas para o manejo clínico seguro e adequado, garantindo a tranquilidade para todos.

 

SINTOMAS

A definição de caso suspeito para o novo coronavírus passa por três situações: pacientes que apresentaram os sintomas depois de passarem pela China ou outros países onde já há o surto da doença; pessoas que tiveram contato próximo com alguém que tem suspeita da doença; e profissionais de saúde que tiveram contato próximo com um caso confirmado da enfermidade respiratória em laboratório.

A transmissibilidade da doença é, em média, de sete dias após o aparecimento dos sintomas. No entanto, dados preliminares do novo coronavírus sugerem que a transmissão pode ocorrer sem o aparecimento de sinais e sintomas.

CORRIDA ÀS FARMÁCIAS

Já começam a faltar nas farmácias de Ipatinga, máscaras e álcool gel. Não há necessidade de pânico tranquiliza o médico otorinolaringologista Dilermando Anacleto, ouvido pelo CARTA DE NOTÍCIAS.

Segundo o médico devem ser tomados os cuidados básicos como lavar bem as mãos frequentemente com água e sabonete; se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogá-lo no lixo, além de limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

COMUNIDADE

Tão logo tomou conhecimento dos casos suspeitos, o presidente da Usiminas, Sérgio Leite, imediatamente comunicou o fato às autoridades de Ipatinga e lideranças comunitárias, através das redes sociais. A Usiminas em seguida compartilhou para seus empregados e comunidade a sua mensagem através do informativo Fala Aí